Tecnologia nada mais é do que modernização e evolução constantes, principalmente quando falamos de sistemas empresariais. Visando isso, uma tarefa essencial, porém que assusta muitos gestores de TI, é a integração de sistemas legados. Essa tarefa nada mais é do que atualizar ou substituir softwares e plataformas ultrapassados, a fim de melhor conectá-los ao seu ERP ou aos sistemas mais modernos da sua empresa.
Nesse artigo, você verá o que são exatamente os sistemas legados, quais os desafios que surgem em integrá-los e porque a integração é tão importante. Boa leitura!
O que é um sistema legado?
O primeiro passo para entender a importância da integração de sistemas legados é entender o que de fato é um sistema legado. O termo “legado” vem do inglês legacy, que no universo da TI é comumente utilizado para adjetivar ferramentas, tecnologias e sistemas antigos, defasados e/ou obsoletos, que estão ultrapassados em relação aos sistemas atuais.
A evolução tecnológica tem alcançado patamares cada vez maiores, e é difícil para as empresas acompanharem essa rápida evolução. Além disso, muitos negócios continuam a usar sistemas e ferramentas antigas por simples conforto com a tecnologia, não se preocupando em atualizá-los.
Esse envelhecimento ocorre não só com sistemas operacionais e ferramentas, mas também com linguagens de programação, aplicativos, plataformas e quaisquer outros softwares. Alguns sistemas possuem uma “vida-útil” maior que a de outros, mas todos acabam virando “legado” eventualmente.
Por que a falta de integração de sistemas legados é prejudicial para a sua empresa?
Entender o que são os sistemas legados é fácil, mas por que eles precisam ser integrados? Mesmo que um sistema ou plataforma seja mais antigo, isso necessariamente significa que eles trazem problemas para o meu negócio?
A resposta curta é que sim, na maioria dos casos a presença de sistemas legados na empresa pode causar alguns contratempos, causando lentidão às suas operações e até mesmo paralisando-as caso algum problema mais grave ocorra. As principais desvantagens que os sistemas legados podem trazer para o seu empreendimento são:
Vulnerabilidade do software
Quase no mesmo ritmo da evolução tecnológica, evoluem também as práticas hacker e de cyber terrorismo. É por isso que sistemas como o Windows e macOS estão sempre fortificando e atualizando suas medidas de segurança.
Muitos sistemas legados, além de não serem atualizados a algum tempo, operam em sistemas já defasados. É o caso do Windows 7, que embora tenha parado de receber suporte da Microsoft no começo de 2020, ainda é utilizado por diversas empresas.
Essa defasagem deixa o sistema bastante vulnerável a ataques, colocando em risco a segurança do seu negócio e os dados dos seus clientes e colaboradores.
Pouca versatilidade
Atualmente, a maioria das plataformas e aplicativos são desenvolvidos pensando em acessibilidade e mobilidade, podendo ser acessados em diferentes dispositivos e conectados a diferentes serviços e softwares. Aqui entra também a otimização do sistema para aparelhos móveis, como celulares e tablets.
Por geralmente serem mais antigos, os sistemas legados não permitem muita versatilidade, e muitas vezes suas interfaces não suportam o formato mobile, funcionalidade que é obrigatória em certos ramos da indústria.
Falta de especialistas
Por fim, um problema que surge em sistemas realmente antigos é a escassez de especialistas e profissionais que saibam realizar o suporte desses softwares. Quando isso acontece, a atualização do sistema torna-se absolutamente necessária, pois caso dê algum problema nenhum suporte saberá te ajudar.
Os desafios da integração de sistemas legados
Embora muito necessária, a integração de sistemas legados não é uma tarefa fácil, e diversos riscos e desafios surgem durante o caminho. A dificuldade da integração vai depender do tipo e fluxo de trabalho que sua empresa executa e das peculiaridades dos sistemas legados envolvidos, mas alguns desafios são comuns para todas as integrações.
O primeiro é o cuidado com a migração de dados entre sistemas. Sem uma integração cuidadosa e inteligente, a perda de dados é certa, o que pode paralisar ou até mesmo inutilizar sua operação, prejudicando todos os setores da empresa e, em alguns casos, levando a problemas legais.
Mesmo que a integração inicial tenha evitado quaisquer perdas de dados, também é necessário se certificar de que os novos sistemas integrados estejam conversando e compartilhando dados corretamente. Não sendo o caso, as métricas e organização da sua empresa podem ser comprometidas, pois as informações não estarão padronizadas, ou até mesmo incorretas.
Outro desafio envolve o treinamento do seu time de colaboradores. Não basta integrar seus sistemas legados com sistemas mais novos se a sua equipe não sabe operar suas interfaces e funcionalidades. Instruir seus colaboradores anteriormente é vital para garantir que seus processos continuem com força total logo após a integração.
Conheça os projetos de integração de sistemas legados da Log Planning
Agora que você já entendeu que executar a integração de sistemas legados é tão vantajosa quanto complexa, fica evidente que é preciso escolher uma empresa séria e competente para essa tarefa. É por isso que você deve contar com os projetos de integração da Log Planning!
Nossos profissionais possuem experiência e especialização em integração de sistema, e garantem uma integração adequada e que corresponda às necessidades e características dos sistemas do seu negócio.
Acesse nossa página de integração de sistemas e saiba mais.