Logística Reversa: O que é, quais os benefícios e como implantar

Logística Reversa

A Logística Reversa é o processo de devolução de resíduos sólidos do pós-vendas ou pós-consumo ao setor empresarial com afins de reutilização, isso ocorre quando o produto possui algum tipo de defeito, ou o cliente quer sua devolução ou até mesmo quando alguma empresa precisa de um certo produto que esteja em outro lugar. 

Ela faz com que o fabricante processe esses resíduos transformando-os em novas matérias primas ou apenas descartando-os de maneira correta. O processo da logística reversa além de complexa é cara, nem todos os fabricantes têm condições de obtê-lo, mas é de suma importância que tenha, pois, além de ajudar o meio ambiente, melhora a satisfação com os clientes.  

Para ter este processo instalado em sua empresa, é preciso determinar quem será o responsável por gerenciar as devoluções, podendo ser uma pessoa ou até mesmo uma equipe terceirizada, após esta etapa será necessário desenvolver políticas para lidar com essas devoluções, e por final um setor para rastreá-las. 

Quando surgiu?

Em 2010 a PNRS (Política Nacional dos Resíduos Sólidos) colocou a logística reversa entre as grandes obrigações dos empreendedores, com o intuito de prolongar a vida útil dos produtos, sendo assim fazendo com que os órgãos públicos e setores privados promovam ações que reduzem os volumes de resíduos sólidos, gerando um impacto saudável no meio ambiente e na saúde humana. 

A PNRS obriga que alguns setores devem implementar este processo, sendo eles, fabricantes e comerciantes de: 

  • Embalagens de agrotóxico
  • Pilhas e baterias
  • Óleos lubrificantes e suas embalagens
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Produtos eletrônicos e seus componentes

Agora que você já sabe um pouco mais sobre logística reversa, vamos saber como ela funciona?

Saber o que é e como atuar para que a Logística reversa consiga ser aplicada de forma correta, é preciso de seriedade por parte dos cidadãos, dos órgãos públicos e dos setores privados.  

A função do cidadão enquanto consumidor é levar e despachar os resíduos sólidos nos locais pré-definidos pelo próprio sistema da logística reversa, já os órgãos públicos tem como função fiscalizar o processo, educar e conscientizar os cidadãos; o setor privado tem como objetivo dar uma continuidade correta para os resíduos deixados pelos cidadãos.  

Para este funcionamento acontecer de forma correta é preciso seguir 5 fases que são aplicadas em dois formatos, o de pós-vendas e o de pós-consumo:  

  As 5 fases são: 

  1. Os cidadãos devem ser conscientizados sobre o seu papel na logística reversa.
  2. O cidadão devolver o produto e/ou a embalagem ao comerciante
  3. O comerciante transferir para o fabricante.
  4. O fabricante encaminhar o produto e/ou embalagem para a reutilização ou descarte.
  5. Os órgãos públicos devem fiscalizar que todo o processo será feito corretamente.

Quais os dois tipos de logística reversa? 

Existem duas logísticas principais, a de pós-venda onde o produto selecionado volta para a cadeia de distribuição antes mesmo de ter sido usado ou usado poucas vezes, seja por um defeito ou algum outo erro, como por exemplo no processo de pedido, para responder a demandas como essa é preciso planejar o recebimento e o encaminhamento dos resíduos, diversas vezes o resíduo pode sofrer melhorias fazendo com que seu valor aumente; já a logística de pós-consumo o produto foi comprado, usado e descartado, devido a sua validade ou até mesmo pelo término de vida útil para consumo primário. Da mesma forma que no pós-venda o pós-consumo, a indústria precisa se preparar para receber os itens e encaminhar para que possa ser reutilizado ou desmanchado.  

No pós-consumo a estratégia dependem muito de como estão as condições do produto, se há condições de uso, se a vida útil chegou ao fim e também se há riscos ambientas.  

Quais são suas vantagens?

Segundo o MMA (Ministério do Meio Ambiente) o processo de logística reversa trás inúmeras vantagens, dentre elas:  

  • Beneficia a economia
  • Contribui para a manutenção do meio ambiente
  • Incentiva a reciclagem
  • Contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários
  • Aumenta a oferta de produtos ambientais

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse processo, já pode implantar na sua empresa! Se ainda estiver com dúvidas sobre logística reversa, ou qualquer outro tema relacionado entre em contato com a nossa equipe por telefone.

• Log Planning •
Telefone: +55 11 2592-4743
E-mail: contato@logplanning.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia também…