A escolha do melhor WMS, garante uma gestão de armazém e inventário mais eficiente na logística de distribuição ou produção e, além disso, gera valor acrescentado para o negócio.
Um WMS (Warehouse Management System) é um dos principais sistemas de software usados pela maioria das empresas no varejo, distribuição, comércio eletrônico e atendimento de pedidos.
No entanto, escolher o sistema certo não é uma questão trivial. Uma loja online, uma empresa de distribuição, bem como, um varejista, enfrentam dilemas semelhantes ao procurar um sistema adequado para seus processos de armazenamento, estoque e logística.
Nesse sentido, vamos detalhar os critérios que uma empresa deve considerar, para encontrar a solução certa ao escolher um WMS.
Expectativas e resultados
As empresas nos estágios iniciais de digitalização e automação esperam os seguintes resultados da implementação de um sistema WMS:
- Adquirir uma visão detalhada das operações de fornecimento em andamento;
- Acesso em tempo real aos níveis de estoque e movimentação;
- Aumentar o desempenho dos processos de separação e expedição de pedidos;
- Reduzir a taxa de erro durante o atendimento do pedido.
Por outro lado, as empresas que já trabalham com um WMS, esperam extrair valor agregado da implantação de plataformas de software inovadoras. Essas plataformas geralmente empregam tecnologia de ponta, como coletores de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
A tecnologia de ponta é um dos motivos pelos quais esses sistemas inteligentes agregam mais valor.
Isso inclui a gestão inteligente do trabalho, sincronização automática, coordenação das operações de armazenamento, automação de processos administrativos e financeiros, assim como, sua adaptação dinâmica ao comportamento do consumidor e às mudanças do mercado.
Além disso, soluções avançadas para armazenamento inteligente e gerenciamento de estoque trazem possibilidades estendidas para integração horizontal e vertical da cadeia de valor.
Processos a serem considerados ao escolher o melhor WMS
Existem cinco processos principais que toda a empresa deve ter em mente e trabalhar para melhorar: recebimento, armazenamento, separação, embalagem e envio.
Com um WMS, você pode otimizar cada etapa com mais facilidade.
Recebimento
Este é o processo de coleta de materiais ou mercadorias do fabricante. Com um WMS, você pode escanear mais facilmente cada item de entrada que irá registrá-lo em seu sistema. Dessa forma, você sempre sabe quanto de um produto você tem atualmente no armazém.
Armazenamento
Armazenar envolve guardar as mercadorias recebidas nos locais mais ideais. Um WMS pode ajudar nesse processo, mostrando os melhores locais para armazenar determinados itens com base na localização para máxima eficiência, afinal, procurar os itens no armazém, consome cerca de 50% do tempo gasto durante o processo de separação.
Separação
Envolve a separação dos pedidos para prepará-los para distribuição e, sem um sistema bem integrado, tem um enorme potencial de dar errado. Com a tecnologia certa aliada ao WMS, você poderá otimizar seu processo de separação com acesso mais fácil às listas de separação e digitalização mais rápida.
Embalagem
A embalagem é o processo de preparar os itens para serem enviados aos clientes. Com um WMS, a embalagem pode ser otimizada através de rotinas definidas, por exemplo, escanear produtos para imprimir um recibo de pedido e então encaminhar para o próximo estágio.
Envio
O processo final é o envio de mercadorias para seus clientes dentro do prazo. A melhor maneira de otimizar o envio é garantir que você tenha feito todos os processos anteriores o mais eficiente possível, para não enviar produtos danificados ou perder nenhum pedido. No WMS, você pode conferir as mercadorias como faria quando as recebeu, dessa forma, você não apenas sabe o que está chegando, mas também o que não está mais disponível.
Como escolher o melhor WMS para o seu negócio
Como existem várias soluções WMS disponíveis, o processo de restringir a melhor opção pode ser difícil. Por isso, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher a solução WMS certa para o seu negócio.
Fique atento ao seu orçamento
Embora você possa estar considerando a opção mais barata do mercado, essa não é necessariamente a melhor escolha.
Muitas vezes, as soluções mais baratas também podem vir com os recursos mais básicos e, eventualmente, você terá que continuar adicionando mais integrações e serviços para atender às suas necessidades de negócios, com os custos aumentando rapidamente.
É importante que você mantenha seu orçamento em mente, mas também procure algo que seja mais econômico a longo prazo, considerando os recursos e serviços que o acompanham.
Verifique se o WMS tem todos os recursos que você precisa
Conforme mencionado brevemente acima, o WMS deve ter todos os recursos necessários para gerenciar com eficácia seus processos de armazém.
Embora as especificidades possam variar para cada negócio, alguns dos principais recursos a serem procurados incluem:
- Acesso a níveis de estoque em tempo real, permitindo maior visibilidade;
- Suporte a vários armazéns para rastrear as atividades em todos os locais;
- Recursos omnichannel para gerenciar pedidos de vários canais de vendas;
- A capacidade de monitorar os fluxos de trabalho de coleta, embalagem e rastreamento;
- Ferramentas como notificações de ponto de reabastecimento, por exemplo;
- Dados e análises para inventário, separação e embalagem e envio.
As principais funcionalidades de um WMS poderoso também devem incluir:
- Manutenção geral de estoque;
- Ajustes de inventário;
- Visualização de produtos em espera;
- Opção de montagem de kits e conversão de produtos;
- Métodos de Rotação de Estoque;
- Contagem cíclica;
- Inventários físicos;
- Relatório de inventário;
- Registros de transações do histórico de inventário;
- Sistema de segurança.
Certifique-se de que eles tenham o sistema de suporte certo
Um dos benefícios de um WMS é o controle, mas ainda requer acesso ao suporte de especialistas que podem ajudá-lo com gerenciamento de banco de dados, verificações de segurança, bem como, com a implantação inicial.
Quer ir além do WMS? Conheça o Alpha DRP Logística!
Como vimos, o WMS é uma ferramenta que ajuda você a obter melhor eficiência e produtividade em toda a sua operação. Você descobrirá que existem muitos WMS disponíveis no mercado, mas nem todos atenderão às suas necessidades.
Porém, se você está crescendo rapidamente ou está em busca de uma solução mais completa, flexível e escalável, o Alpha DRP Logística é a opção ideal para a sua organização.
O sistema Alpha DRP Logística abrange toda inteligência de negócios necessária para a gestão de produtos, estoque e suprimentos.
Aliando funcionalidades que atendem as necessidades das áreas de logística, compras e estoque, o Alpha DRP Logística entende a complexidade do seu negócio, automatizando processos e facilitando a tomada de decisão gerencial.
Por fim, entre em contato e agende sua demonstração do Alpha DRP com um consultor especialista.
• Log Planning •
Telefone: +55 11 2592-4743
E-mail: contato@logplanning.com.br
LinkedIn | Instagram | Facebook